Oração do dia 31/01 – São João Bosco

Evangelho do dia comentado

31 de janeiro de 2022 – São João Bosco

Ó Deus, que suscitastes São João Bosco para educar e pai dos adolescentes, fazei que, inflamados da mesma caridade, procuremos a salvação de nossos irmãos, colocando-nos inteiramente ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Marcos 5,1-20

Aleluia, aleluia, aleluia.

Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada – mais ou menos uns dois mil porcos – atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados. 

Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho:

A LIBERTAÇÃO DO MAL

Jesus também manifestou seu poder, além das fronteiras de Israel, fazendo os pagãos beneficiarem-se da presença do Reino. O gesto de Jesus indicava aos discípulos os caminhos que teriam pela frente, no seu afã missionário. O Evangelho deveria ser levado até os pagãos.

O encontro com um homem possuído pelo espírito imundo não assustou Jesus. Impressionava o alto grau de insociabilidade desse infeliz. Sua condição era apavorante!

Contudo, mesmo em terra estrangeira, o espírito imundo reconheceu ser Jesus o Filho do Deus Altíssimo, que viera para atormentá-lo. Como sempre, Jesus foi em socorro daquela pobre criatura, a fim de libertá-la de sua terrível escravidão.

O pedido da legião de espíritos – para entrar na manada de porcos – indicava que sua morada não é o ser humano, e sim, o mundo da impureza, simbolizado pelos animais impuros. Os porcos, porém, se lançaram ao mar, símbolo das forças incontroladas do mal, para significar que, pela ação de Jesus, o poder do mal tinha sido aniquilado. Uma vez libertado, o homem retomou a convivência social, para espanto de muitos.

A reação das pessoas do lugar foi de rejeição a Jesus. Sua presença poderia arruinar a economia local. Expulsaram-no para defender seus interesses. O homem liberto, porém, encarregou-se de proclamar as grandes coisas que Jesus fizera por ele.

Fonte: Dom Total.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial