Oração do dia 09/10

Evangelho do dia comentado

09 de outubro de 2021

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a nossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Lucas 11,27-28

Aleluia, aleluia, aleluia.

Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 11 27 enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: “Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!”
28 Mas Jesus replicou: “Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!”
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho:

O ELOGIO A MARIA

Uma mulher do povo fez um enorme elogio a Maria, proclamando-a bem-aventurada por ter tido a graça de trazer Jesus em seu ventre e tê-lo amamentado. Seu entusiasmo tinha sua razão de ser, considerando-se os feitos maravilhosos operados por Jesus e seus ensinamentos sublimes muito superiores a tudo quanto até então tinham visto e ouvido. Seu trato cheio de misericórdia e bondade, de modo especial com os pobres e marginalizados, e a profunda esperança que suscitava no coração de quem dele se aproximava. Portanto, um ser humano formidável! Bendita a mãe que lhe dera à luz!

Jesus deu um novo enfoque a esta questão, considerando a grandeza de Maria sob outro prisma. De fato, ela era bem-aventurada, mas por um motivo diferente: mostrou-se atenta e disponível a ouvir a Palavra de Deus, e se empenhava para colocá-la em prática. A condição de mãe de Jesus era menos importante do que a de discípula do Pai. A grandeza de sua condição de mãe do Messias era conseqüência de sua  fidelidade a Deus. Sem isto, o fato de ser mãe de Jesus não teria nenhuma importância.

Por conseguinte, a observação de Jesus não soa como um desprezo em relação à sua mãe. Antes, evidencia o motivo pelo qual deveras Maria deve ser proclamada bem-aventurada: porque foi fiel a Deus.

Fonte: Dom Total.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial