Meditações Pascais – 26 de abril

Ele está no meio de nós

Padre Valter Maurício Goedert

PÔS-SE A CAMINHAR COM ELES (Lc 24,15)

Cristo, enviado pelo Pai, é o meio escolhido por Deus para nos manifestar o que ele é (Pai, Filho e Espírito) e o que nós somos (pecadores chamados à vida). Ele é o caminho que nos revela a vida e o caminho da vida eterna, porque é a Palavra do Pai. De agora em diante, todo conhecimento do verdadeiro Deus chega-nos mediante o Cristo.

Ele veio não como alienígena, como forasteiro, mas assumiu nossa natureza, entrou em nossa história, tornou-se peregrino como nós na divina aventura do retorno ao Pai. Habitou entre nós; não se colocou acima de nós. Foi mais longe: esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo para nos poder chamar de irmãos (Hb 2,11). Percorreu nossos caminhos de glória e de sofrimento e aprendeu a obedecer para nos amar até o fim. Jesus assumiu o ser humano “por inteiro”. Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por causa de nós, a fim de que, por ele, nos tornássemos justiça de Deus (2Cor 5,21).

Ele, que já conhecia a humanidade criada à sua imagem e semelhança, após ter compartilhado conosco sua história humana, até a morte e morte de cruz, ressuscitou e continua companheiro de jornada, como o foi dos discípulos de Emaús. Presença invisível, mas real; imperceptível aos olhos humanos, vivenciada à luz da fé. Presente na comunidade reunida, nos irmãos, na palavra acolhida e na eucaristia onde se faz, de modo particular, alimento. Caminho que nos conduz, verdade que nos liberta, vida que vence a morte.

Não é possível que, ao caminharmos com ele, sua palavra não faça arder nosso coração! Só ele tem palavras de vida eterna! Somente ele nos ama como ninguém jamais nos amou! Como espada de dois gumes, sua palavra penetra em nosso coração para abrir passagem ao amor do Pai. Com o coração vibrante de esperança, como não reconhecê-lo ao partir do pão? Com tristeza, percebemos que tantas celebrações eucarísticas se transformam em meros “ritos piedosos”, “encontros românticos” com Jesus! A missa se tornou “obrigação” de final de semana em vez de encontro ansiosamente esperado com Cristo. A participação consciente e frutuosa na eucaristia é, por vezes, substituída por uma “assistência rotineira” a ritos sem compromisso real com o Senhor! Jesus Eucaristia se reduz a simples “coisa sagrada”, mero “objeto de adoração”!

É preciso redescobrir a eucaristia como centro e cume de toda a vida cristã (SC 10). “Ir à eucaristia, afirma o episcopado francês, receber o Corpo e o Sangue do Salvador, significa engajar-se na obra redentora de Cristo. O dom que Cristo faz de si mesmo e de nossas ofertas que ele toma consigo, nós o ratificamos pelo grande Amém de nossa adesão. Nosso Amém à Páscoa de Cristo afirma que estamos prontos a propagar no mundo e na história dos homens o movimento de luz, de amor e de serviço iniciado por Cristo. Associamos nossa voz ao Amém da humanidade que se une ao Amém de Cristo, que não foi “sim” e depois “não”, mas sempre foi um “sim” total de adesão sem reservas (2Cor 1,19). Ao mesmo tempo, aprendemos a dizer Amém à vontade do Pai, para que a reunião iniciada ao redor do altar se estenda até a reconciliação de todos os filhos de Deus, além das nossas separações atuais de raça, de cultura, de classes, de religião” (Eis o mistério da fé, Paulinas, 1980, pp. 51-52).

Jesus Eucaristia é sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal. Ele próprio é-nos apresentado como alimento, nosso espírito se plenifica de graça, e nos é dado o penhor da futura glória!

O SENHOR ESTEJA CONTIGO!

O Senhor Jesus Cristo esteja a teu lado,
para te defender;
dentro de ti,
para te conservar;
diante de ti,
para te conduzir;
através de ti,
para te guardar;
acima de ti,
para te abençoar.
Ele que vive e reina
pelos séculos dos séculos. Amém.

Livro: Padre Valter Maurício Goedert – Ele está no meio de nós – Meditações Pascais.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial