Meditações Pascais – 19 de abril

Ele está no meio de nós

Segunda semana da Páscoa

Padre Valter Maurício Goedert

Domingo | 19 de abril de 2020

ALEGRIA POR VER O SENHOR! (Jo 20,20)

Alegria, júbilo, exultação, regozijo: temas que perpassam toda a Sagrada Escritura como expressão de agradecimento pela presença salvadora de Deus, por seus atos salvíficos, presentes e futuros. A natureza é convidada a participar desse júbilo como testemunha silenciosa das maravilhas de Deus. O próprio Deus participa dessa exultação.

Na plenitude dos tempos, a alegria está centralizada na pessoa de Jesus, Deus feito homem. O nascimento de seu precursor já é motivo de alegria. O próprio João Batista exulta de alegria no seio de sua mãe. Maria se deixa tomar pelo júbilo da salvação. Durante sua vida, Jesus convida para viver a alegria da salvação. Alegra-se porque o Evangelho é anunciado aos pequeninos, os pecadores se arrependem, a ovelha perdida é encontrada, a dracma recuperada. Manifesta alegria por estar em comunhão com o Pai, por cumprir sua vontade. Pede que o Pai conceda essa mesma alegria aos discípulos, exortando para que a conservem. Será o grande dom por ocasião de seu retorno.

Paulo costuma iniciar suas cartas com expressões de alegria cristã: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4)! Assevera que Deus ama a quem dá com alegria, que o júbilo é fruto do Espírito, característica do Reino de Deus, mesmo nos momentos de provação.

A alegria da vida eterna está reservada aos que seguem Jesus, aos que tiverem sido convidados para participar das núpcias do Cordeiro (Ap 19,6-7).

O próprio Deus constitui a razão primeira e última da verdadeira alegria. No entanto, é também motivo de regozijo por suas obras, sua aliança, sua misericórdia, seu perdão. Faz-nos permanentemente redescobrir a alegria da salvação em Jesus, através de seu Espírito que habita em nós, na Igreja, no mundo.

Alegrai-vos sempre no Senhor! “A alegria é oração, a alegria é fortaleza, a alegria é amor, a alegria é uma rede de amor com a qual podeis chegar às almas. Deus ama a quem dá com alegria. Dá mais, quem dá com alegria. O melhor caminho para mostrar nossa gratidão a Deus e às pessoas é aceitar tudo com alegria. Um coração contente é o resultado normal de um coração que arde de amor. Não deixeis entrar em vós nada de triste que vos possa fazer esquecer a alegria do Cristo ressuscitado” (Madre Teresa de Calcutá).

CELEBRAI A JAHWEH!

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
eterna é a sua misericórdia!
A casa do Senhor agora o diga:
Eterna é a sua misericórdia!
A mão direita do Senhor fez maravilhas,
a mão direita do Senhor me levantou,
a mão direita do Senhor fez maravilhas!
Não morrerei, mas ao contrário, viverei
para cantar as grandes obras do Senhor!

Sl 117

Livro: Padre Valter Maurício Goedert – Ele está no meio de nós – Meditações Pascais

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial