Meditações Pascais – 10 de maio

Ele está no meio de nós

Padre Valter Maurício Goedert

Domingo | 10 de maio de 2020

EU ESTAREI CONVOSCO (Mt 28,20)

Em vários momentos Jesus deu a conhecer a seus discípulos a necessidade de ele voltar ao Pai: “Agora, porém, vou para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: para onde vais? Mas, porque vos disse isso, a tristeza encheu os vossos corações. No entanto, eu vos digo a verdade: é do vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós” (Jo 16,5-7).

É questão de “um pouco de tempo” (Jo 16,16)! A convivência de Jesus com seus discípulos não foi senão “um pouco de tempo”. Saíra do Pai para vir ao mundo; agora deixa o mundo para retornar ao Pai (Jo 16,5.28). Quando o amigo vai embora, o coração fica inquieto, triste; algo de nós parte com ele. Sentimo-nos como que órfãos, desamparados, abandonados ao nosso próprio destino. Num primeiro momento, os discípulos se sentiram sozinhos e, saudosos, olhavam para o céu.

Também nós fazemos a experiência do “abandono de Deus”. Sentimos dificuldade em encontrá-lo. Quando, enfim, nos deparamos com ele, o Senhor passa por nós silenciosamente, e mergulhamos de novo no seu mistério.

Nesses momentos, precisamos de firmeza na fé, sem exigir evidências, como Tomé. Aquele que afirmou “Eu estarei convosco” não nos deixará órfãos (Jo 14,18). É questão de “um pouco de tempo”! Vai e retornará. Parte para nos preparar um lugar; voltará para nos levar.

Também ele tem saudades de nós! Afinal, como Bom Pastor nos conhece pelo nome, e nós estamos atentos à sua voz. Temos certeza de que, se porventura alguma ovelha se perder, ele não hesitará em deixar as noventa e nove para recuperá-la, trazendo-a sobre os ombros. Como Bom Pastor, Jesus dá a vida pelas suas ovelhas e as reunirá num só redil, para que haja um só rebanho e um só pastor (Jo 10,16).

Enquanto, porém, Deus não colocar em definitivo sua tenda entre nós e com ele habitarmos na Jerusalém celeste, enxugando toda lágrima dos nossos olhos, peregrinamos à luz da fé, experimentando as “demoras de Deus”, não, porém, longe dele: “Eu estarei convosco todos os dias” (Mt 28,20)! Presente na eucaristia, na palavra anunciada, acolhida e vivida, no irmão, no necessitado, na comunidade eclesial reunida, nos ministros, servidores seus, ele estará tão perto de nós que o poderemos tocar! “Eu estarei convosco” é mais que uma promessa; constitui uma certeza inabalável, transformadora!

VINDE, BENDITOS!

Vinde vós,
benditos de meu Pai,
eis que toda a fome abolida está
e toda sede desaparecerá.
De nenhum sol
o fogo vos consumirá;
pois eu, Cordeiro da glória,
fontes de água viva
vos farei jorrar.
E eis que o Pai enxugará
as lágrimas de vossos olhos,
porque povo não éreis
e povo de Deus ficais.
Por causa de ti, Senhor,
exultamos de alegria.
Perante tua face nossa festa,
cantando para ti.
Tu, nosso Deus,
nosso Mestre.
Nós somos
o povo do teu redil,
por tua mão guiado.
O império do mundo
pertence ao Senhor
e a teu Cristo.
Ele reina pelos séculos.
Amém!

Pierre Giolet

Livro: Padre Valter Maurício Goedert – Ele está no meio de nós – Meditações Pascais

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial