Meditações Pascais – 03 de maio

Ele está no meio de nós

Padre Valter Maurício Goedert

Domingo | 03 de maio de 2020

A PORTA DAS OVELHAS! (Jo 10,7)

O profeta Ezequiel profetiza contra os pastores de Israel, que apascentam a si mesmos, se alimentam das ovelhas, não cuidam das enfraquecidas e fraturadas, nem saem à procura daquelas que se perderam. Por falta de pastores dedicados as ovelhas se tornaram presa fácil dos animais do campo, ou se perderam pelos montes. O Senhor, no entanto, pedirá conta a esses maus pastores; retirará as ovelhas de suas mãos, e ele mesmo cuidará do seu rebanho (Ez 34,1-11).

Israel é o rebanho de Jahweh, rebanho que se dispersou por não querer ouvir sua voz, preferindo escutar falsos pastores, que não se interessam pelas ovelhas perdidas, não curam as que se feriram, nem providenciam alimento para as famílias. Ao contrário: devoram a carne das mais gordas. No entanto, como bom pastor, Jahweh salva Israel da boca do leão (Am 3,12).

Mateus narra a atividade evangelizadora de Jesus como um pastoreio: percorre todas as cidades e povoados, cura toda sorte de doenças, se enche de compaixão ao ver a multidão desorientada, como ovelhas sem pastor (Mt 9,35-36). É João, contudo, quem melhor descreve os traços de Jesus, o Bom Pastor (Jo 10,1-16).

Enquanto os ladrões e salteadores invadem o redil, abrindo as cercas de proteção, o pastor entra pela porta. Entra e sai livremente. Todos o conhecem e o querem bem. O rebanho lhe pertence; não tem necessidade de se identificar! O pastor, no entanto, não só entra pela porta: ele mesmo é a porta das ovelhas! Há uma só porta que conduz ao redil, à casa do Pai. Uma porta aberta, que ninguém pode fechar. Por ele temos acesso à vida plena, pois nenhum outro nome nos foi dado, pelo qual possamos ser salvos (At 4,12).

O Senhor Jesus, única porta de salvação, é também aquele que está junto à nossa porta, e bate, esperando o convite para entrar, cear conosco, e nos salvar (Ap 3,20). Como no episódio de Zaqueu, Jesus deseja pernoitar em nossa casa para remover do nosso coração nossos apegos. Se descermos do nosso orgulho, e o recebermos em nossa casa, com certeza, ao sair, nos dirá: “Hoje a salvação entrou nesta casa” (Lc 19,9)! Com que alegria também nós retribuiremos o amor e o perdão recebidos em atitudes concretas de caridade para com nossos irmãos!

Como ovelhas do Bom Pastor, ele nos conhece pelo nome, nos ama antes mesmo de sermos gerados (Jr 1,5). Desde toda a eternidade o Amor nos amou! Por isso, conhecemos sua voz; ela nos é familiar. Fomos criados à sua imagem e semelhança! Ele conduz as ovelhas para fora, coloca-se à frente delas, mostrando-lhes o caminho, afastando as armadilhas, prevenindo perigos. Há pastagens venenosas, embora exuberantes! Alimentos nocivos que envenenam. O mundo secularizado tudo oferece como num grande supermercado. Todas as coisas ao alcance das mãos. É preciso saber escolher, e não se deixar enganar pelos rótulos atraentes!

Em verdes pastagens o Bom Pastor nos fará repousar! Ele mesmo será nosso alimento: “Eu sou o pão vivo descido do céu; quem comer deste pão, viverá eternamente” (Jo 6,51). Convidados para as núpcias do Cordeiro, seremos alimentados com carnes gordas, porque o Senhor nos dará a vida em abundância.

Não basta ter a segurança do Bom Pastor: é preciso segui-lo, escutar sua voz, ser-lhe fiel, não afastar-se dele, buscando alimento em pastagens ressequidas, e água em cisternas cheias de podridão. O bom pastor deseja apascentar boas ovelhas, que entrem pela porta do redil, e aceitem ser conduzidas para as verdes pastagens e para as águas tranquilas!

SALMO 23

O Senhor é meu pastor,
nada me falta:
em verdes pastagens
me faz repousar;
para as fontes tranqüilas me conduz
e restaura minhas forças;
ele me guia por bons caminhos,
por causa do seu nome.
Embora eu caminhe
por um vale tenebroso,
nenhum mal temerei,
pois junto a mim estás;
teu bastão e teu cajado
me deixam tranqüilo.
Diante de mim preparas uma mesa,
à frente dos meus opressores;
unges minha cabeça com óleo,
e minha taça transborda.
Sim, felicidade e amor me acompanham
em todos os dias da minha vida;
minha morada é a casa do Senhor
por dias sem fim.

Livro: Padre Valter Maurício Goedert – Ele está no meio de nós – Meditações Pascais

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial