Imposição do Pálio a Dom Peruzzo, acontece pela primeira vez no Brasil, após mudança do Papa Francisco

Release – Imposição do Pálio a Dom Peruzzo, acontece pela primeira vez no Brasil, após mudança do Papa Francisco

*Na mesma celebração será acolhida a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

A Arquidiocese de Curitiba convida para a Solenidade de Imposição do Pálio Pastoral a Dom José Antônio Peruzzo, por Sua Excelência Reverendíssima Dom Giovanni d’Aniello e acolhida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A partir de agora, e a pedido do papa Francisco, a imposição do pálio será realizada nas dioceses de origem e pela mão dos núncios apostólicos locais. Esta será a primeira Imposição do Pálio no país, após a mudança do Papa.
A Celebração acontecerá no dia 07 de agosto, às 19 horas, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba.
No dia 29 de junho, Dom José Antônio Peruzzo recebeu o pálio das mãos do papa Francisco, na tradicional missa presidida pelo pontífice na Basílica Vaticana, por ocasião da solenidade dos santos Pedro e Paulo. Dom Peruzzo era o único brasileiro entre os 46 arcebispos.

O Pálio
O pálio é símbolo do serviço e da promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica e na sua comunhão com a Sé Apostólica. Nos primeiros séculos do Cristianismo, seu uso era exclusivo dos papas. A partir do século VI, passou a ser usado também pelos arcebispos metropolitanos, tradição que perdura até hoje.
O pálio é elaborado com lã branca, possui cerca de 5 centímetros de largura e dois apêndices, um na frente e outro nas costas. Possui também seis cruzes bordadas em lã preta. É confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma, utilizando a lã de dois cordeiros que são oferecidos ao papa no dia 21 de janeiro de cada ano, na Solenidade de Santa Inês.

Mudança
A pedido de Francisco, o rito tradicional do pálio terá uma mudança este ano. Por meio de carta enviada em janeiro, o mestre das celebrações pontifícias, monsenhor Guido Marini, informou que a partir de agora a faixa de lã branca será apenas entregue pelo papa, ao invés de colocada. A imposição do Pálio será realizada pelas mãos dos núncios apostólicos locais, nas respectivas dioceses.
Monsenhor Marini explicou que a intenção da mudança é dar maior evidência à relação dos bispos metropolitanos com suas Igrejas locais e, assim, também possibilitar que mais fiéis estejam presentes neste rito tão significativo. “Os bispos das dioceses sufragâneas, deste modo, poderão participar do momento da imposição. Neste sentido, mantém-se todo o significado da celebração de 29 de junho, que sublinha a relação de comunhão e também de comunhão hierárquica entre o papa e os novos arcebispos; ao mesmo tempo, a isto se acrescenta, com um gesto significativo, esta ligação com a Igreja local”, reforçou.

Imagem Peregrina
A Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário. 2014 marca o primeiro ano do triênio preparatório dos 300 anos. Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, serão colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.

Entre os dias 07 de Agosto e 22 de Novembro de 2015 a Imagem Peregrina visitará a Arquidiocese de Curitiba. Serão 107 dias desde a busca da Imagem no Santuário nacional até sua devolução.

Serviço:

Solenidade de Imposição do Pálio e Acolhida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida
Dia: 07 de agosto de 2015
Horário: 19 horas
Local: Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Rua: Barão do Serro Azul, 31 – Centro – Curitiba – Paraná
Observação: Orientamos todos os profissionais a não subirem no altar durante a celebração para fotografar, filmar, gravar ou qualquer outro fim, pois se trata de um local sagrado. O profissional que não respeitar esta orientação será convidado a se retirar. Contamos com a colaboração de todos.
Não haverá coletiva de imprensa.

Informações:
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba
Stephany Bravos – (41) 2105-6343/ (41) 8700-4752
[email protected]

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.