Coração de Maria: nosso refúgio

Celebramos neste mês nossa padroeira, o Imaculado Coração de Maria. Quanta honra e gratidão dispensamos a ela por seus méritos em nosso favor. Se perguntarmos para os devotos de Nossa Senhora sobre o lugar que ela ocupa em suas vidas, certamente colheremos muitos testemunhos de graças alcançadas.

coração demaria - ladrilhosAqui mesmo em nossa Paróquia, muitos fiéis todos os dias se colocam aos pés de Maria pedindo sua intercessão, seu carinho, seu olhar materno para as mais diversas realidades: saúde, emprego, moradia, união na família, libertação dos vícios, etc.
Este templo dedicado a ela é rico em detalhes. Vamos conhecer alguns para que a vivência cordimariana seja de fato profunda em nossas vidas.

Na porta principal tem uma imagem do Coração de Maria com os braços abertos e embaixo os dizeres: “refúgio dos pecadores, rogai por nós”. No átrio se começa a acolhida da Mãe. Seu olhar é cativante convidando cada um a avançar até a nave da igreja. Depois, ela chama à gruta e faz com que seus filhos acendam uma vela diante de um dos seus títulos (aqui para a Virgem de Lourdes e ao lado, em cima da porta lateral, Nossa Senhora Aparecida). Neste singelo espaço, os joelhos se dobram e os mais silenciosos diálogos com a Mãe são vivenciados. Só ela sabe o que se passa no coração de cada filho! As ofertas de flores simbolizam o carinho dos devotos e a gratidão pelas graças derramadas.

Muitos permanecem na gruta, mas há os que se aventuram a percorrer o templo em busca de mais consolo. Passam para o outro lado e rezam diante de Nossa Senhora das Dores e ali também se deixam várias plaquinhas em sinal de graças alcançadas. Depois, adentram o templo e param em frente do altar mor onde se encontra a imagem principal. O Coração de Maria está majestoso. Ela olha desde o alto os filhos que entram e saem. Toda iluminada com o amor de Deus, ela segura o coração com uma das mãos para nos dizer que ali é o lugar seguro, do mistério, da fé, onde podemos fazer nossa morada, é a casa materna, protegida dos assaltantes da vida, lugar de felicidade e paz. Com a outra mão, segura o santo Rosário, incentivando-nos a rezar para melhor colher os frutos da salvação.

Ela está sobre um globo dourado, cobrindo a terra com a luz de Cristo. Sua face é singela e contemplativa, os lábios estão cerrados. Ela fala apenas com os olhos e nos segue em sinal de cuidado. Seu olhar é penetrante, um verdadeiro convite ao Sacrário, ao encontro com o Filho, com o Ressuscitado.

Na abóboda do templo também tem uma pintura de Maria sendo coroada, com o Pai e o Filho ao lado e o Espírito Santo sobre sua cabeça. Na parede ao lado do púlpito está a Imaculada Conceição e acima da capela do Santíssimo, o Coração de Maria com o Pe. Claret na glória. Para quem olha do presbitério em direção à porta central verá o belíssimo vitral belga em que se contempla Nossa Senhora entregando o menino Jesus a Santo Antônio Maria Claret. Sem contar que o desenho do coração aparece em vários lugares dentro da igreja.

Essa riqueza de detalhes é para nos lembrar que estamos na casa e no coração da Mãe. Celebrar a Eucaristia com este olhar é reconhecer a presença de Maria na festa, sempre nos mandando fazer o que Ele disser.
Para nossa comunidade, tê-la como nossa Padroeira é um grande dom e privilégio. Que cada vez mais amemos o Coração de Maria e a ela nos entreguemos com especial devoção. Que as famílias se eduquem dentro dos valores de seu coração e estejam abertas a amar e fazer o bem.

Querida Mãe, que nos consolas sob o título do Coração de Maria, venha em nosso auxílio e não nos desampare. Seja para esta comunidade fonte de graças e interceda por todos os que entram em tua casa. Livrai-nos de todos os males e afastai de nossas vidas todas as enfermidades. Cuida de nossas famílias e de todos os que se dedicam à evangelização.
Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!

Pe. Nilton Cesar Boni cmf

Lembre-se:
1. Coloque Deus acima de tudo em sua vida e ame o próximo como a si mesmo.
2. A Igreja é sua casa, portanto, cuide dela com carinho e amor.
3. Colabore com a manutenção da Paróquia, pois você é o responsável por ela. O pároco apenas administra um bem que pertence a você. Seja um dizimista consciente.
4. Seja fiel no seu testemunho cristão. Não deixe para depois o que pode ser feito agora. A salvação depende do sim que damos a Deus.
5. Observe os mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Cuide com carinho do patrimônio e das pessoas.
6. Coloque-se à disposição da comunidade para os mais diversos trabalhos pastorais. Cristo precisa do teu coração e dos teus braços para comunicar o Evangelho.
7. Pratique as obras de misericórdia corporais e espirituais.
8. Faça da Eucaristia o mais belo encontro com o Senhor e com os irmãos.
9. Ajude a comunidade paroquial a ser um verdadeiro espaço de acolhida e fé.
10. Reze nas intenções da Igreja, do Papa, dos sacerdotes e de todas as vocações.

Destaques:
1. Nossas reformas continuam e precisamos muito de vossa colaboração. Todas as doações são bem-vindas. Podem ser feitas na secretaria, no cofre ao lado da gruta, com o pároco.
2. Temos uma pequena loja na secretaria paroquial com alguns artigos religiosos, livros e bíblias. Visite e adquira.
3. Qualquer comentário, sugestão, críticas a respeito da paróquia, tenha a liberdade de direcionar para o pároco Pe. Nilton Boni cmf através do email [email protected] ou deixe na secretaria.

Agradecimentos:
Neste mês que comemoramos o Imaculado Coração de Maria nossa Mãe e Padroeira, queremos agradecer os benfeitores de nossa Paróquia: dizimistas, colaboradores, funcionários, pastorais e movimentos, sacerdotes e seminaristas. Cada fiel que vem ao Coração de Maria é um testemunho vivo da bondade do Senhor. Continuem conosco! Deus os abençoe.

Lançamento:
Aproveitando as festividades de nossa padroeira, o Pe. Nilton Boni cmf, lança mais um livro intitulado: “CORAÇÃO DE MARIA, O AMOR QUE SE REVELA”. Podem adquiri-lo na secretaria paroquial e nas missas ao custo de R$ 25,00. A renda destes livros é para ajudar na manutenção da paróquia. Adquira também os outros títulos do autor: “O Creio dos cristãos”, “Novena dos Pais que Oram pelos Filhos”, “As 7 palavras que libertam”, “Orações Marianas Meditadas”.

padre nilton e livro

“Imaculado Coração de Maria, rogai por nós que recorremos a vós!”

About Author

Padre Niton Cesar Boni

Missionário Filho do Imaculado Coração de Maria - Claretiano. Bacharel em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP e Teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba/PR. Pós-graduado em Espiritualidade pela FAVI. É vigário paroquial da Paróquia do Imaculado Coração de Maria e formador dos estudantes de teologia. | Contato: [email protected]

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.