Claret Contigo – 17 de abril

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

17 de abril de 2020

“Quando as pessoas não comungam mais que uma vez ao ano, há muita frieza; quando comungam doze vezes ao ano, já vão melhor, é uma primavera que floresce em virtude e dá esperanças de produzir belos frutos; mas quando comungam duas vezes ao mês, cada semana ou a cada dois dias, então há muito calor, já arde aquele fogo que Jesus Cristo fez descer do céu à terra e sua vontade é que arda realmente” (Carta ascética ao presidente de um dos coros da Academia de São Miguel. Barcelona, 1862, p.29).

ALMAS ARDENTES

É verdade que na época de Claret (século XIX) não era normal a comunhão frequente e raramente se dava a comunhão diariamente ou a cada dois dias. Hoje em dia, graças aos avanços teológicos e ao Concílio Vaticano II, a praxe mudou. A participação diária da missa não costuma ser numerosa, é um pequeno rebanho. Mas a vantagem sobre o passado é que se pode praticar e se pratica a comunhão frequente, a maior parte dos que participam da missa comungam. E em muitos lugares há de pessoas que se aproximam da mesa do Senhor diariamente, ou pelo menos no domingo. Em outros lugares a frequência é menor, como nas festas mais importantes e solenes: Natal, Páscoa, Festa do Padroeiro, ou em alguma outra festa significativa.

Mas, infelizmente, há também cristãos que somente uma vez ao ano, pela páscoa da ressurreição, se aproximam dos dois sacramentos: reconciliação e eucaristia. E existem também os que nunca se aproximam deste admirável banquete. São os que durante anos e anos não pisam na igreja, não oram, nãos e se lembram de Deus: são ateus práticos. É penoso constatar isso, mas a frieza da alma faz com que um povo ou uma paróquia se desmorone pelo pouco caso daqueles que, sendo batizados, vivem longe de Deus e nem sequer, ou muito pouco, se lembram d’Ele.

Podemos fazer duas perguntas:
1ª. Com que frequência comungo eu ao longo do ano e com que grau de entrega e fervor?
2ª Se eu o faço com bastante frequência, ou quase sempre, que faço por induzir a outros a receberem a Eucaristia?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial