Claret Contigo – 13 de janeiro

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

13 de janeiro de 2020

“Além de pregar na visita pastoral e nas confirmações, pregava todos os domingos do ano e festas de preceito; isto nunca omiti em qualquer parte da diocese onde quer que me encontrasse” (Aut 516)

PAIXÃO EVANGELIZADORA

Há muitas formas de anunciar o Evangelho. “Pregar” é uma delas; e Santo Antônio Maria Claret o fez de modo incansável. Ao entrar como noviço na Companhia de Jesus, sendo já sacerdote, teve que apresentar um informe sobre si mesmo; e neste diz textualmente: “gosto muito de ouvir confissões e exortar o povo, tanto que nestes exercícios sou incansável”. Ele se conta entre aqueles bispos que deixavam os aspectos mais burocráticos do seu ministério a seus colaboradores e privilegiava a pregação e a presença entre o povo.
Quem recebeu o Evangelho está chamado a ser testemunha e mensageiro da “Boa Nova”. Cada um está chamado a sê-lo desde as distintas plataformas que lhe oferece sua própria vida: a família, o trabalho, os relacionamentos com os amigos, a participação em grupos de diversa índole, o compromisso concreto em alguma atividade da comunidade eclesial, etc. O importante é que a Boa Notícia de que Deus nos ama e de que é possível um mundo construído desde o amor se difunda e encontre novas adesões em quem está, precisamente, sedento e faminto de amor e de justiça.

Qual é minha forma concreta de anunciar o Evangelho? Não são necessárias as palavras que, às vezes, não encontramos facilmente ou não sabemos articular. A mensagem mais eloquente se comunica com um estilo de vida, com o testemunho. “Evangelizar é a vocação da Igreja”, escreveu Paulo VI na exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. “Evangelizar” é, pois, a vocação de cada um dos discípulos de Jesus. “Evangelizar” é o esforço por fazer chegar até às pessoas, aos povos e a suas culturas, em todo o mundo, aquele amor insondável de Deus que se faz palavra e gesto nas palavras e os gestos de quem acredita nele. E isto é possível a todos.

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial