Claret Contigo – 10/01

Todos os dias uma meditação sobre o nosso Padre Fundador

10 de janeiro de 2020

“Havia passagens que me faziam tão forte impressão, que me parecia ouvir uma voz que me dizia a mim o mesmo que lia” (Aut 114).

ESCUTA PESSOAL DA PALAVRA

O que Claret nos conta com esta frase tão breve e simples é sua maneira pessoal de ler a Bíblia “escutando” no texto a Palavra de Deus e acolhendo-a para fazê-la vida. Lia a Bíblia atiçando a fé e a confiança em Deus, pondo o coração em sintonia com Ele e desejando conhecer sua vontade para cumpri-la. Era um modelo de leitura que hoje chamaríamos “existencial”, com o qual Claret se deixava levar pelas “mensagens” da Palavra bíblica. A sua não era uma leitura informativa, mas formativa, ou “transformante”. Por isso a Bíblia o “trans-formou”, isto é, lhe deu outra forma, fez dele o santo missionário apostólico que de fato chegou a ser.
Claret consultava habitualmente alguns comentários selecionados sobre os textos da Bíblia, para entender o que os autores queriam dizer ao escrevê-los. Mas ia mais além de uma leitura “histórico-arqueológica”, ia a uma “leitura viva” da Palavra, que o atingia vitalmente, o enriquecia espiritualmente, o renovava; e tudo isso em uma época em que entre católicos era raro buscar na Bíblia o alimento espiritual!
Em nossos dias, cresce na Igreja a afeição à leitura comunitária e pessoal da Bíblia, com variedade de métodos que favorecem a escuta e a meditação da Palavra de Deus. A palavra “escutar” significa originariamente “auscultar”; a isso somos convidados hoje, sendo-nos oferecidos para isso cada vez melhores comentários, notas e introduções aos livros bíblicos.

E o que Claret nos conta sobre sua leitura pessoal da Bíblia nos orienta e nos estimula a “escutar” pessoalmente ao Pai ou a Jesus e ao seu Espírito na Palavra bíblica, com disposição a colocar em prática em nosso viver cotidiano as mensagens de vida que nos transmitem os textos. Isto nos põe a cada um de nós duas perguntas: Você tem costume de ler a Bíblia? Quando e como a lê?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial