Claret Contigo – 08 de agosto

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

08 de agosto de 2020

“…tive também pais muito bons, que de acordo com os professores trabalhavam em formar meu entendimento com o ensinamento da verdade e cultivavam meu coração com a prática da Religião e de todas as virtudes” (Aut 25)

GRATOS

Como Claret sabe expressar bem o trabalho conjunto de seus pais e professores na formação de toda sua pessoa! Hoje chamaríamos “formação integral”.

Com efeito o Padre Claret se refere à formação intelectual, afetiva e especialmente religiosa, que tanta importância teve em sua vida e tem na vida de cada um de nós, como experiência unificadora de todas as outras dimensões.

É de importância decisiva para a pessoa a formação oferecida pela família, sobretudo, pelos pais e pela escola, nos primeiros anos da vida. O Padre Claret está consciente disso e dá graças a Deus por todo o bem recebido desde sua tenra infância.

É admirável aquela figura do professor do interior que permanecia durante várias gerações transmitindo valores intelectuais, morais e sociais. Em nossa sociedade urbana de hoje, com a mobilidade que às vezes requer a industrialização, não é possível manter alguma daquelas fórmulas. Infelizmente, em muitos casos, não apareceram as fórmulas que possam substituir ou melhorar aquela formação integral. E também, as rápidas mudanças levaram a sociedade a privar-se de educadores e inclusive dos mesmos pais.

Devemos fazer o possível para apoiar a família e a escola em sua importante missão. Nestes âmbitos se produzem e educam as experiências que marcarão toda a vida.

Assim foi no Padre Claret e foi em cada um de nós. Estou consciente do bem recebido de meus pais e professores?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial