Claret Contigo – 05 de maio

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

05 de maio de 2020

“Oh! Meu Deus e meu Pai, fazei que vos conheça e vos faça conhecido; que vos ame e vos faça amado; que vos sirva e faça com que vos sirvam; que vos louve e faça com que todas as criaturas vos louvem” (Aut 233).

ORAÇÃO APOSTÓLICA

Esta oração é conhecida universalmente como a “oração apostólica” do Padre Claret. Possivelmente seja uma das mais famosas e populares orações saídas de sua pena. Nela recolhe um duplo movimento: para Deus e para os demais.
• “Deus” e “Pai” aparecem unidos na oração claretiana. Esta união é muito fecunda. Une duas experiências: a transcendência divina e seu amor misericordioso. Por isso, recitar esta oração desperta no orante uma purificação da imagem de Deus, fazendo-a evangélica. Quem a reza com atenção e fé expressa e alimenta eficazmente sua condição de criatura e de filho.
• Toda a oração está imbuída de gratuidade. Nela não há nenhum traço de prometeísmo. Por esta razão, justamente atrás da invocação inicial, acrescenta o verbo “fazei que”. Iniciar a súplica desta forma implica sentido de alteridade e, ainda, sentido de gratuidade. O que se pede se receberá como dom que se deve agradecer.
• As quatro petições duplas se apresentam com quatro verbos. Unidos assinalam um programa de crescimento espiritual e, ao mesmo tempo, um programa pastoral: “Conhecer, amar, servir e louvar”. E, hoje como sempre ou talvez como nunca, precisamos conhecer e fazer Deus conhecido porque Ele é o grande desconhecido e ignorado. Logo depois se diz que é imprescindível amar e fazer com que amem a Deus, porque ele, mais que amado, costuma ser temido e olhado com receio. Ainda devemos servi-lo e fazer com seja servido, porque com frequência muitos tendem a manipulá-lo e utilizá-lo. Finalmente, o louvor coral a Deus é o ápice de toda ação pastoral e de todo caminho de crescimento espiritual: o louvor divino, na liturgia, é o cume e a meta da vida cristã.


A proposta para você, que medita estas linhas, é clara: Reze lentamente a oração apostólica. Detenha-se em cada uma das quatro petições. Quem sabe você as aprenderá de cor? ou poderá levar uma cópia da oração no bolso e rezá-la com frequência.

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial