Claret Contigo – 05 de fevereiro

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

05 de fevereiro de 2020

“O cristão que comunga bem e com frequência pode dizer: “Vivo eu, porque sou homem como antes; mas já não sou o que era antes, sou o homem novo que recebi na comunhão, sou o que está em mim”. Como diz Jesus: “Quem come minha carne e bebe meu sangue, permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou está vivo e eu vivo pelo Pai, assim também o que come minha carne viverá por mim”. Portanto, quem comunga bem e com frequência, pode dizer com o Apóstolo que ninguém, nem nada é capaz de separá-lo da caridade de Jesus Cristo e que tudo pode naquele que o conforta” (Carta Ascética… ao presidente de um dos coros da Academia de São Miguel. Barcelona 1862, p.34s).

TESTEMUNHAS DO EVANGELHO

Para a Igreja, o primeiro meio de evangelização é o testemunho de vida. O evangelizador é, em primeiro lugar, testemunha do Evangelho, que é a vida e mensagem de Jesus, revelador do Pai. O apóstolo é convidado a ter uma vida entregue, sincera e inteiramente a Deus e ao bem do próximo, com um zelo sem limites. Santo Antônio de Pádua, Santo Patrono de Claret (Aut 102), cuja biografia o motivava (cf Aut 226), diz em um dos seus sermões: “A palavra tem força quando vai acompanhada das obras. Parem, por favor, com as palavras, e sejam as obras a falarem”.
A chave deste testemunho está, segundo Claret, na boa e frequente participação da Eucaristia. Unindo-se a Cristo no sacramento do seu Corpo e Sangue, o cristão se configura com Ele, chega a viver plenamente sua vida, caracterizada pelo amor oblativo, de entrega para o bem da humanidade, segundo o desígnio do Pai.
Este amor é a atmosfera que caracteriza a vida do servidor do Evangelho. Amor que o levará não só a imitar a Cristo, mas a identificar-se com Ele. Seu agir e seu pensar serão os mesmos de Cristo. Converter-se-á, como Jesus, em fiel cumpridor da vontade do Pai: que todos os homens se salvem e alcancem a verdade plena.

Todos nós devemos ter a profunda convicção de que o maior serviço que podemos prestar a nossos irmãos é a evangelização. É o caminho de transformação da humanidade desde dentro, possibilitando a chegada de um homem novo. O evangelizador é a testemunha fiel do advento do Reino, o instrumento válido para que todos tenham vida em Deus e a tenham em abundância.

Neste momento, o que preciso reforçar em minha vida para que ela se converta em testemunho crível da mensagem de Jesus para as pessoas com quem me relaciono?

Tradução: Pe. Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial