Claret Contigo – 02 de fevereiro

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

02 de fevereiro de 2020

“Os justos (…), seguindo o sólido e reto caminho da justiça, em que se encontram, são já felizes, na medida do possível sê-lo neste infeliz mundo e embarcados no trem da vida, vão e correm muito, sem parar, para a pátria, onde chegarão logo e com segurança” (O trem. Barcelona 1857, p. 11s)

OPÇÃO PELA JUSTIÇA

Os justos… palavra pouco frequente em nosso vocabulário cotidiano. Quem são os justos? Os que fazem as coisas corretamente? Os que dão a cada um o que lhe pertence? Os que pretendem amar a Deus, mas sem preocupar-se com os demais?
A palavra justiça no vocabulário bíblico significa muito mais que no âmbito jurídico. O Sínodo dos Bispos de 1971, no seu documento “A justiça no mundo”, faz uma boa síntese:
“No Antigo Testamento, Deus se revela a si mesmo como libertador dos oprimidos e defensor dos pobres, exigindo dos homens a fé n’Ele e a justiça com o próximo. Somente na observância dos deveres de justiça se reconhece verdadeiramente Deus libertador dos oprimidos. Cristo, com sua ação e sua doutrina, uniu indissoluvelmente o relacionamento do homem com Deus e com os demais homens. Cristo viveu sua existência no mundo como uma doação radical de si mesmo a Deus para a salvação e a libertação dos homens. Com sua pregação proclamou a paternidade de Deus sobre todos os homens e a intervenção da justiça divina a favor dos pobres o oprimidos (Lc 6,21-23). Desta maneira, Cristo mesmo se fez solidário com estes seus ‘pequenos irmãos’, até chegar a afirmar: ‘Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’(Mt 25, 40)”.
O compromisso pela justiça e pela paz não é um acessório na vida cristã; surge das mesmas entranhas da fé. Ser justo é realizar o sonho de Deus sobre nossa vida e a justiça consiste em que a humanidade inteira responda ao sonho do seu Criador… E Deus sonha com que todos sejamos irmãos e a humanidade inteira goze dos bens da terra enquanto caminha até os bens eternos.

Estou comprometido com a Justiça, a Paz e a Integridade da Criação?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial