Claret Contigo – 01 de março

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

01 de março de 2020

“[As leis], quem não as obedece, desobedece a Deus e quem a elas coloca resistência, resiste ao mandato do mesmo Deus, como diz a Escritura, acrescentando que jamais tiveram paz os que a Deus resistiram” (O Trem. Barcelona 1857, p. 16).

OBEDIÊNCIA AO PLANO DE DEUS

As leis que contribuem ao bem comum brotam de uma consciência do legislador que tem sua fonte em Deus. Certo? Em uma sociedade laica e descrente, como vai sendo cada vez mais a sociedade ocidental, isto é muito complexo. Nem sempre se legisla a favor da pessoa humana e do bem comum; com frequência entram em jogo outras motivações, às vezes inconfessáveis e que nada tem a ver com o bem do cidadão, mas com os interesses do partido e com a própria ideologia. Algumas destas ideologias têm uma visão estrábica da vida, uma visão materialista na qual primam o egoísmo, a comodidade, o desejo de recolher votos nas eleições, esquecendo-se da dimensão transcendente do homem.
Assim vão passando leis como o aborto e a eutanásia. Em que pouco se considera a vida humana! Sob a desculpa da ‘pobre criança’ que vai nascer com malformação ou com síndrome de down… é melhor tirá-la para fora do jogo… Ó, ‘pobre menina’, como vai carregar um filho se ainda tem tanta vida pela frente? Se ainda está na flor da vida para desfrutar e divertir-se! Outra talvez tenha sido vítima de violência ou estupro e, claro, como vai acolher esta vida fruto da violência! Tudo é razão para eliminar uma vida humana sem escrúpulos. E se apresenta como o mais sensato, inclusive como um bem para o não nascido. E se usam muitas vezes eufemismos: “interrupção voluntária de gravidez”. Interrupção? Quando será reatada? Para não chamar as coisas com seu próprio nome e para tranquilizar-nos, dizem que o feto não é vida humana. Então, o que?
A eutanásia, os velhos dão trabalho, já viveram sua vida e agora devemos viver nós e como já não são produtivos…

Como você se situa diante destes abusos por parte do poder legislativo? Exerceu alguma vez, responsavelmente, a objeção de consciência?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial