CELEBRAR A HISTÓRIA É RECORDAR A AÇÃO DE DEUS EM NOSSA VIDA

Somos e nos chamamos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, e celebrando esta grande dádiva, desejamos recordar a grande obra que Claret e mais cinco companheiros iniciaram em um pequeno quarto no seminário de Vic-Espanha.

missionariosclaretianos

Neste ano da Vida Consagrada, de modo especial, queremos atender ao pedido do Papa Francisco que convida a “olhar o passado com gratidão”, e ele segue dizendo, que nas “origens, está presente a ação de Deus que, no seu Espírito, chama algumas pessoas para seguirem de perto a Cristo, traduzirem o Evangelho numa forma particular de vida, lerem com os olhos da fé os sinais dos tempos, responderem criativamente às necessidades da Igreja. Depois a experiência dos inícios cresceu e desenvolveu-se, tocando outros membros em novos contextos geográficos e culturais, dando vida a modos novos de implementar o carisma, a novas iniciativas e expressões de caridade apostólica. É como a semente que se torna árvore alargando os seus ramos”¹.

Deste modo aconteceu com Claret, onde inquieto com os apelos do mundo, deseja juntamente com outros cinco companheiros iniciar esta “grande obra”, como ele mesmo se referiu à Congregação Claretiana. Assim nasce a Congregação, num dia 16 de julho, Festa de Nossa Senhora do Carmo, em um pequeno quarto de seminário onde eram presididos pelo quadro da Mãe do Divino Amor. Mais tarde Claret irá dizer: “É verdade que nossa Congregação é pequenina; mas não importa. É melhor sermos poucos, bem unidos e fervorosos, que muitos e divididos. Com o tempo crescerᔲ.

Sendo assim, com grande alegria celebramos neste ano de 2015 o sonho de Claret que segue vivo na história. De modo especial, recordamos os 166 anos de Fundação da Congregação, mas também os 120 anos de presença Claretiana nestas terras de Santa Cruz, bem como, os 110 anos da presença Missionária na região sul do Brasil, sendo mais específicos, na cidade de Curitiba.

Celebrar estes anos de história é olhar o passado com gratidão, e ver o sonho de Claret realizar em pessoas que ajudaram a construir essa história. Celebrar estes anos de história é recordar tantas vidas doadas e consumidas por amor a este ideal de Claret. Celebrar estes anos de história é reconhecer que a semente plantada por Claret cresceu, e que agora, abriga muitos peregrinos debaixo de sua sombra.

Assim, celebrando esta festa, louvamos a Deus por infundir seu carisma no coração de Claret, e permitir que tantos e tantos missionários compartilhassem dessa grande missão que é o Anúncio da Palavra por todos os meios possíveis, da maneira mais urgente, oportuna e eficaz.
Que Santo Antônio Maria Claret esteja sempre a infundir no coração de cada claretiano o mesmo amor que ele soube cultivar em seu coração. E que Maria, no seu Imaculado Coração esteja sempre a conduzir nossa congregação.

claret-e-coracao-de-maria

Feliz 166 anos a serviço da Palavra de Deus!

¹Carta Apostólica Do Papa Francisco – Às Pessoas Consagradas – Para Proclamação Do Ano Da Vida Consagrada nº1

²Carta de Claret em 7 de maio de 1858.

Luiz Francisco Marvulo Martins, cmf
Diácono

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.