Curitiba irá sediar o II Muticom do Paraná

1º Muticom Regional: Evento que marcou a história da comunicação da Igreja no Paraná

Foram três dias de trabalho com palestras, oficinas, debates, reflexões, partilha de experiências, mesa redonda e espiritualidade. “Um sonho que se tornou realidade”, disse o coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 2 da CNBB, Jorge Teles. Segundo o coordenador foram meses de preparação, com importantes parcerias firmadas com instituições, profissionais da área, professores e pesquisadores da comunicação. “Foi um verdadeiro mutirão. Um evento construído por muitas mãos. Pessoas de boa vontade que não mediram esforços para fazer com que o evento acontecesse. Pessoas que se propuseram a contribuir com as reflexões a dividirem o seu conhecimento através das oficinas, das palestras e debates. Contamos também com o trabalho e apoio dos coordenadores diocesanos da Pascom e de maneira especial com o grupo da Pastoral da Comunicação da Diocese de Guarapuava, anfitriã deste 1º Mutirão”, contou Teles.

O evento iniciou na sexta-feira (23) com uma palestra de Juliano Kimura, considerado o melhor profissional de redes sociais 2015 – Prêmio ABComm de Inovação Digital – sobre as oportunidades e desafios das redes sociais.

O sábado (25) iniciou com a Celebração de abertura do Muticom, e nos períodos da manhã e tarde aconteceram as oficinas de trabalho, fotografia, comunicação da palavra, redação criativa, técnicas teatrais, produção de vídeos, produção de rádio, assessoria de imprensa, texto jornalístico multimídia e redes sociais, sites e blogs. A noite houve partilha de experiências onde foram apresentados alguns trabalhos desenvolvidos pela Pascom em algumas paróquias e dioceses, e outros grupos atuantes na Igreja.

O domingo (25) foi marcado por importantes reflexões na mesa redonda que abordou alguns desafios da comunicação como a “Liberdade Comunicativa e Formação da Opinião Pública: aspectos ético-políticos” apresentado pelo Professor Doutor Carlos Willians Jaques Morais (UEPG), “Mídias, educação e formação: caminhos para a cidadania” pela Professora Pós-doutora Níncia Borges Teixeira (Unicentro) e “A comunicação na Igreja e a atuação da Pascom” pelo jornalista Everton Barbosa, Especialista em Teologia Bíblica.

O encerramento do Muticom aconteceu com a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo de Guarapuava e referencial para a Pascom no Regional, dom Antônio Wagner da Silva, e o anúncio da próxima cidade Sede do Mutirão, a capital do Estado. O coordenador da Pascom Antônio Kayser, o vice coordenador Thiago Andrey, juntamente com os agentes de Pascom da Arquidiocese de Curitiba, levaram na bagagem o símbolo do 1º Muticom e o compromisso de dar continuidade, com o apoio de todo o Regional, deste importante evento.

Curitiba se prepara para sediar o próximo Muticom Paranaense em 2017

Antonio Kayser, coordenador da Pascom da Arquidiocese Curitiba, afirmou que a preparação para o próximo evento começa já com os exemplos deixados por Guarapuava na primeira edição. “A expectativa para 2017 é que será um grande desafio principalmente para a equipe da Pascom da Arquidiocese de Curitiba, mas contamos muito com a parceria da equipe que organizou em Guarapuava e a coordenação do Regional Sul 2 para que transmitam as ações e tenhamos o mesmo êxito que teve Guarapuava, o próximo deverá ter uma continuidade ainda com mais participantes, mais conteúdos, mas seguindo essa mesma linha trilhada pelo primeiro”, afirmou o coordenador.

= = = = = = = = = = = = = = = == = =
Jorge Teles
Jornalista – DRT/PR 7419
Radialista – DRT/PR 7071

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.