Oração do dia 16/01

Evangelho do dia comentado

16 de janeiro de 2022

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

João 2,1-11

Aleluia, aleluia, aleluia.

O Senhor Deus nos chamou, por meio do Evangelho, a fim de alcançarmos a glória de Cristo (2Ts 2,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

2 1 Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
2 Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
3 Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: “Eles já não têm vinho”.
4 Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou”.
5 Disse, então, sua mãe aos serventes: “Fazei o que ele vos disser”.
6 Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.
7 Jesus ordena-lhes: “Enchei as talhas de água”. Eles encheram-nas até em cima.
8 “Tirai agora”, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram.
9 Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo
10 e disse-lhe: “É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora”.
11 Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho:

O MESSIAS SE REVELA

Todo o clima do milagre realizado em Caná da Galiléia tem um caráter messiânico. O Antigo Testamento serviu-se da imagem do casamento e do banquete para falar do tempo em que Deus haveria de visitar e resgatar o seu povo.

O profeta Isaías chama Javé de “esposo de Israel”. Por isso, Deus se pergunta: “Como pode ser repudiada a mulher amada deste a juventude?” E afirma: “Tua serás chamada Minha favorita, e a Terra terá o nome de Desposada”. Por outro lado, o povo é convidado para a “comer coisas gostosas e a saborear, gratuitamente, iguarias suculentas”.

Por isso, o relato evangélico põe em relevo a abundância do vinho e sua excelente qualidade, bem como a transformação da água em vinho. Teologicamente, isto significa que a presença do Messias Jesus introduziu algo novo na história de Israel. A humanidade poderia alegrar-se, pois lhe fora oferecido o vinho prometido para os tempos messiânicos. A oferta divina era de qualidade superior. Tudo quanto existira, até então, não se podia comparar com o que estava acontecendo. O fim da festa acabou se transformando em seu começo, pois só, no fim, fora oferecido o vinho melhor. Com a presença de Jesus, a História recomeça.

Entretanto, para experimentar a novidade divina na História é preciso acreditar em Jesus. Quem nele crer, participará da festa que Deus preparou, desde sempre, para a humanidade.

Fonte: Dom Total.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial