Música e Espiritualidade

Curso de Extensão com o Prof. Dr. Ricardo Abrahão

04 encontros – aos sábados – O Certificado será emitido pelo Claretiano – Studium Theologicum

24/08 – “A ESCUTA HUMANA: OBRA SUBLIME DO CRIADOR!”

A gênese terapêutica do canto cristão e os instintos naturais da audição.
“O desejo do Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.” (Catecismo da Igreja Católica.)

21/09 – “SOLIDÃO: ESCUTA, LIBERDADE E GRATIDÃO.”

Os ensinamentos dos Padres da Igreja e o sentido da solidão nos dias de hoje.
“A alma retira-se então para o fundo de si mesma para lá achar Deus, a Trindade adorável, Cristo Jesus que habita em nós pela fé. Cristo une-nos a Si; vivemos com Ele in sinu Patris (Jo. 1,18); e aí vivemos as pessoas divinas, a nossa fé torna-se um colóquio entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e nessa união achamos a fonte da alegria.” (Do livro Jesus Cristo, o Ideal do Monge de Dom Columba Marmion).

19/10 – “JESUS: MELODIA INFINITA DO AMOR”

Deus Caritas Est – Papa Bento XVI. A caridade é a verdadeira felicidade do cristão. Sem ela a vida se torna vazia e triste.
“Não é o evitar o sofrimento, a fuga diante da dor, que cura o homem, mas a capacidade de aceitar a tribulação e nela amadurecer, de encontrar o seu sentido através da união com Cristo, que sofreu com infinito amor.” Papa Bento XVI

23/11 – “O FILHO PRÓDIGO: MELODIA DE ENCONTRO AO PAI”

Um compêndio do Reino dos Céus que nos ensina a retornar ao Coração do Pai por meio do nosso coração humano.
“Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. (Lucas 15,22-24)

Sobre o Prof. Dr. Ricardo Abrahão:

Psicanalista, músico, musicoterapeuta e conferencista. Criador do Curso Escuta e Equilíbrio, no qual ensina o processo da escuta consciente e equilibrada, entrelaçando informações entre música e psicanálise envolvendo história, filosofia e teologia. É especialista em Canto Gregoriano e estudos de vida monástica, professor de espiritualidade católica, liturgia e musicologia.

As inscrições podem ser feitas no Studium Theologicum ou em nossa secretaria paroquial. O curso completo custa R$ 100,00 – Módulo avulso R$ 30,00.

Público Alvo: grupos de cantos de igrejas, músicos e interessados no tema.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial