Sublime Mistério da Maternidade

Mensagem para as Mães

Ser mãe é ser embaixadora da ternura de Deus

Celebramos hoje o sublime mistério da maternidade, o dom daquelas que embalaram no próprio seio o mistério da vida de todos nós. É um dia especial para todas as mães que fizeram de seus ventres nossa primeira morada ou daquelas que gravaram no coração o significado de ser “mãe”.

É dia de agradecer essas mulheres que nos ensinaram na primeira escola da vida palavras como “afeto”, “doação”, “amor”, “gratuidade”. Embora seja uma palavra tão pequena, no substantivo “mãe” cabe um mundo de significados: alimento, colo, aconchego, consolo, segurança, carinho… Por isso, nem a distância, nem o tempo, nem mesmo a ausência são capazes de apagar o amor materno.


Ser mãe é ser embaixadora da ternura de Deus; um porto seguro nas intempéries da vida, um remanso nas agitações do mundo, o silêncio que abraça e o calor que aquece. Há quem diga que ser mãe é o milagre do coração que começa a existir no peito de outra vida.
Parabéns mães pelo seu dia! Que Deus lhes abençoe sempre!

Padre Eguione Nogueira Ricardo, cmf

Sobre o autor

Padre Eguione Nogueira

Missionário claretiano, nasceu em Ceres-GO aos 15 de fevereiro de 1987. Ingressou no Seminário Menor da Congregação dos Missionários Claretianos em Pouso Alegre-MG no ano 2002, cursando o Ensino Médio. Entre os anos 2005 e 2007 cursou Filosofia nas Faculdades Claretianas de Batatais-SP. Fez o noviciado na cidade de Cochabamba-Bolívia, onde emitiu os Primeiros Votos Religiosos no ano 2009. Entre os anos 2009 e 2013 cursou Teologia no Studium Theologicum de Curitiba-PR, sendo que em 2011 fez uma experiência apostólica em Moçambique. Foi ordenado presbítero no ano 2014 e destinado a trabalhar na cidade de Contagem-MG como vigário paroquial e auxiliar de formação. Entre 2015 e 2017, estudou Teologia Pastoral na cidade de Madri. Atualmente é Pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria em Curitiba/PR, e professor no Studium Theologicum.