Páscoa: tudo ficará bem!

Mensagem de nosso pároco, Padre Eguione em ocasião da Páscoa.

Durante o tríduo pascal passamos do Cenáculo ao Getsêmani; do Calvário ao sepulcro. Do sepulcro, da sua “descida aos infernos”, Jesus leva ao Pai todos os mortos e é levado, em sua ressurreição, pelo Pai, a todos os vivos. Como acolher esse dom?
Os Evangelhos nos apresentam vários testemunhos, como a desilusão dos discípulos de Emaús, que retornam às suas casas (cf. Lc 24,13s), a dúvida de Tomé (cf. Jo 20,25), a dificuldade em compreender a ressurreição à luz das Escrituras (cf. Jo 20,9), nos revelam que a fé na ressurreição é um processo gradual. Por isso, a Igreja oferece um caminho de 50 dias para que esse dom que nos sobrepassa, pouco a pouco cresça em nós. Embora seja compreensível que é difícil resistir às dificuldades que temos que suportar diante das dificuldades atuais, “é preciso permitir que a alegria da fé comece a despertar, como uma secreta, mas firme confiança, mesmo no meio das piores angústias” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 6).
“A Ressurreição de Cristo não é fruto de uma especulação, de uma experiência mística: é um acontecimento, que ultrapassa certamente a História, mas verifica-se num contexto concreto da História, e deixa nela uma marca indelével. […] Tal como os raios do sol, na primavera, fazem brotar e desabrochar os rebentos nos ramos das árvores, assim também a irradiação que dimana da Ressurreição de Cristo dá força e significado a cada esperança humana, a cada expectativa, desejo, projeto. Por isso, hoje, o Universo inteiro se alegra, implicado na primavera da humanidade, que se faz intérprete do tácito hino de louvor da criação. O Aleluia pascal, que ressoa na Igreja peregrina no mundo, exprime a exultação silenciosa do Universo e sobretudo o anseio de cada alma humana aberta sinceramente a Deus, mais ainda, agradecida pela sua infinita bondade, beleza e verdade” (Papa Bento XVI, 24.11.2011).
No nosso coração há alegria e sofrimento; na nossa face, sorrisos e lágrimas. A fé na Ressurreição não anestesia nosso sofrimento, mas nos confirma na esperança de um novo tempo. Desde dentro dos nossos túmulos, Deus vai abrindo gretas de esperança, até que se tornem torrentes de vida e de esperança. Cristo Ressuscitado caminha à nossa frente para os novos Céus e a nova Terra (cf. Ap 21,1). Ele está conosco até ao fim dos tempos. Sigamos suas pegadas, cantando o Aleluia, mesmo neste mundo ferido. É por causa dele que podemos afirmar com toda confiança: tudo ficará bem!

Feliz Páscoa!
Pe. Eguione Nogueira Ricardo, cmf
e Comunidade Claretiana

About Author

Padre Eguione Nogueira

Missionário claretiano, nasceu em Ceres-GO aos 15 de fevereiro de 1987. Ingressou no Seminário Menor da Congregação dos Missionários Claretianos em Pouso Alegre-MG no ano 2002, cursando o Ensino Médio. Entre os anos 2005 e 2007 cursou Filosofia nas Faculdades Claretianas de Batatais-SP. Fez o noviciado na cidade de Cochabamba-Bolívia, onde emitiu os Primeiros Votos Religiosos no ano 2009. Entre os anos 2009 e 2013 cursou Teologia no Studium Theologicum de Curitiba-PR, sendo que em 2011 fez uma experiência apostólica em Moçambique. Foi ordenado presbítero no ano 2014 e destinado a trabalhar na cidade de Contagem-MG como vigário paroquial e auxiliar de formação. Entre 2015 e 2017, estudou Teologia Pastoral na cidade de Madri. Permaneceu como pároco em nossa comunidade de 2019 a 2023. Atualmente é o Superior Provincial dos Missionários Claretianos no Brasil.