Mensagem em ocasião pelo Dia dos Padres

04 de agosto – Dia dos Padres – São João Maria Vianney

O “dia do Padre” é comemorado no primeiro domingo de agosto. Sua origem é a memória litúrgica de São João Maria Vianney, Padroeiro dos Padres, celebrada no dia 4 de agosto.

Em sua grande sabedoria, São João Maria Vianney dizia:

“Oh! Como o sacerdote é algo sublime! Se ele se apercebesse, morreria… Deus lhe obedece: diz duas palavras e Nosso Senhor desce do céu. Se não tivéssemos o sacramento da Ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem o colocou no tabernáculo? O padre. Quem foi que recebeu nossa alma à entrada da vida? O padre. Quem a alimenta para lhe dar força de fazer sua peregrinação? O padre. Quem a preparará para comparecer perante Deus, lavando a alma pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O padre, sempre o padre. E se alma vier a morrer, quem a ressuscitará, quem lhe dará a calma e a paz? Ainda o padre. O Sacerdote não vive para si, mas para nós, comunidade”.

Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor pede vocação, força e fé. Muita fé. O padre é um ser humano sujeito a tentações, fraquezas e também emoções e sentimentos. É claro que, em alguns casos, nem sempre os limites humanos são superados, mas a graça divina e a oração constante são a melhor ajuda para os momentos de dificuldade.

O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações. Precisa que rezemos pedindo que Deus o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza; que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão.

E neste dia, queremos homenagear nossos padres, Missionários Claretianos que estão em nossa paróquia: Padre Eguione Nogueira,cmf, (pároco), Padre Nilton Cesar Boni,cmf, (vigário), Padre Jaime Sánchez Bosch,cmf, Padre Marcio Fernandes,cmf, Padre Valdinei de Jesus Ribeiro,cmf e Padre Alceu Luiz Orso,cmf.

Lembramos também todos os Missionários Claretianos, em especial da Província do Brasil, que tem como Superior Provincial o Padre Marcos Loro,cmf.

Pedimos ao Imaculado Coração de Maria que lhes concedam muita saúde para seguir sempre confiantes e com alegria em sua missão tão maravilhosa. Parabéns aos sacerdotes!

Sobre o autor

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial