Mês de Conscientização do Dízimo – Pcormaria

Novembro – 2019

Pastoral do Dízimo – Pcormaria

A partir deste sábado, 09 de novembro, e nos próximos finais de semana do mês, vamos trazer alguns temas referentes ao Dízimo para refletirmos um pouco sobre o seu sentido para a nossa Igreja.


A principal finalidade do Dízimo é, efetivamente, contribuir com a missão evangelizadora da Igreja, é ajudar a Igreja em suas necessidades, onde cada fiel faça “conforme suas próprias possibilidades”. O Dízimo é dividido em quatro dimensões que são: Religiosa, Missionária, Eclesial e Caritativa.


09 e 10 de novembro de 2019

Vamos falar um pouco sobre a dimensão religiosa. Ela tem a ver com a relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda sua relação com Aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão. Essa dimensão, tratando da relação com Deus, insere o Dízimo no âmbito da espiritualidade cristã. A partir da relação com Deus, a relação com os bens materiais e com seu correto uso, à luz da fé, ganha novo significado. A consciência do valor desses bens e, ao mesmo tempo, de sua transitoriedade, leva os fiéis, ao contribuírem com o Dízimo, à experiência de usar os bens materiais com liberdade e sem apego, buscando primeiro o Reino de Deus e a sua justiça.

DIMENSÃO RELIGIOSA

16 e 17 de novembro de 2019

DIMENSÃO CARITATIVA

Dando continuidade à nossa reflexão sobre o Dízimo, vamos falar hoje sobre a dimensão caritativa. Ela se manifesta no cuidado com os pobres, por parte da comunidade. Uma das características das primeiras comunidades cristãs era de que “entre eles ninguém passava necessidade, pois tudo era distribuído conforme a necessidade de cada um.” É missão da Igreja preocupar-se em acolher Jesus na figura do órfão, da viúva, do migrante, do pobre, do desempregado e do marginalizado. Assim, com base na dimensão caritativa do Dízimo, a Igreja deve dispor dos recursos que possibilitem proporcionar uma real promoção humana às pessoas empobrecidas e marginalizadas, isto é, ajudá-las através de uma promoção humana integral, para que possam viver com dignidade. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que este não existe!

23 e 24 de novembro de 2019

DIMENSÃO MISSIONÁRIA

Continuando nossa reflexão sobre o Dízimo, vamos falar hoje sobre a dimensão missionária. Por meio do Dízimo, ajudamos os seminários, na formação de sacerdotes, no envio de missionários, no ensino e na formação de agentes e lideranças, inclusive leigas, para atuarem nas missões e obras no Brasil e no exterior. Nossa paróquia, por exemplo, oferece mensalmente ajuda a uma comunidade claretiana em Porto Velho – Rondônia. Através do Dízimo, não ajudamos apenas a evangelizar, nos tornamos missionários de verdade. Aliás, a missão é realizada também a partir das mãos que doam!

30 de novembro e 01 de dezembro

DIMENSÃO ECLESIAL

Finalizando a nossa reflexão sobre o Dízimo, vamos falar hoje sobre a dimensão eclesial. Com o Dízimo, o fiel vivência sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, contribuindo para que a comunidade disponha do necessário para realizar o culto divino e para desenvolver sua missão. Na prática, parcela significativa dos recursos obtidos através da contribuição dizimal dos fiéis, são aplicados em tudo o que se refere às celebrações e à catequese. Serve para a manutenção da Igreja (limpeza, materiais diversos, luz, água, equipamentos de som e imagem), da catequese (recursos humanos e didáticos, formação e subsídios, espaço físico e infraestrutura), da liturgia e tudo o que diz respeito ao culto divino (livros, cálices, vestes, hóstias, vinho, velas, toalhas, etc.).

VENHA SER UM DIZIMISTA!!

Quer saber mais sobre a PASTORAL DO DÍZIMO de nossa paróquia? Entre em contato pelo nosso e-mail [email protected]

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial