Claret Contigo – 29 de fevereiro

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

29 de fevereiro de 2020

“Os Exercícios de Santo Inácio são um meio muito poderoso de que me servi para a conversão dos Sacerdotes, que é certamente a empresa mais difícil; no entanto, sempre vi belos resultados de muitíssimos Sacerdotes que se haviam convertido deveras e não poucos saíram muito zelosos e fervorosos pregadores” (Aut 308)

DIFÍCIL MAS POSSÍVEL

Nestes tempos que alguns chamam de “desertificação espiritual” não podemos permanecer insensíveis diante de milhões de homens e mulheres morrem de “sede”. Diante desta necessidade se oferecem desde fora da comunidade eclesial e às vezes lamentavelmente também desde dentro, muitas respostas grotescas e até vulgares.
E, em todo caso, sem ficarmos em uma análise crítica, nós nos perguntamos sobre como fazer uma abordagem do religioso para que o religioso penetre no coração das pessoas. Se a religião e a proposta da fé não são colocadas em conexão com os interrogativos vitais pode ser uma evasão do real; em vez, em sintonia com o profundo proporcionarão o que se necessita para saciar o coração humano.
Os novos movimentos religiosos oferecem respostas “a la carte” que parecem satisfazer todas as perguntas a “gosto do consumidor”. A proposta discipular cristã se encarrega da complexidade da vida real, vencendo toda tendência aos simplismos.
No entanto, além desta visão global, esta citação inicial do Padre Claret faz referência à renovação dos Sacerdotes como uma urgência da sua época. Talvez não seja exagerado afirmar que também hoje alguns destes males afetem os sacerdotes: excesso de atividade, individualismo em sua ação apostólica, imaturidade pessoal, escasso cultivo da própria fé mediante a oração.
É urgente fazer com que aqueles que receberam o ministério da Ordem o exerçam com responsabilidade, sendo servidores de uma espiritualidade profunda, que possibilite um encontro libertador com o Deus da Vida. É de se desejar que os sacerdotes e também os leigos, meditem com frequência e tranquilamente o capítulo 17 do quarto Evangelho.

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial