Claret Contigo – Meditação do dia

Todos os dias uma meditação sobre o nosso Padre Fundador

“O Senhor disse a mim e a todos os Missionários, companheiros meus: Non vos estis qui loquimini sed Spiritus Patris vestri, et Matris vestrae qui loquitur in vobis. De tal modo que cada um de nós poderá dizer: Spiritus Domini super me, propter quod unxit me, evangelizare pauperibus misit me, sanare contritos corde” (Aut 687).

EMBAIXADORES DE DEUS E DE MARIA

O discípulo se faz na escuta. Claret é discípulo porque sabe escutar o Senhor. Claret deseja ainda que todos seus companheiros missionários se distingam por saberem escutar o Senhor, por serem verdadeiros discípulos.
“Primeiro Deus”, se diz muito na América Central. Primeiro fala Deus. Não comece o dia falando de qualquer coisa; não seja o primeiro em falar. Escute primeiro o Espírito que fala dentro de você. Deixe que o Espírito fale por você. Claret assim o fez e foi um bom discípulo missionário.
Oxalá hoje possa você dizer com Claret: “O Espírito do Senhor está sobre mim”; é o que deve vir por primeiro em minha mente. Ele me guia e eu me deixo levar por Ele. Não serei eu o primeiro a falar, deixarei que “cada manhã me abra os ouvidos para que escute como os iniciados” (Is 50,4). O Espírito quer falar-me ao coração; quero percebê-lo, sou discípulo.
Que hoje possa experimentar com Claret: “O Espírito do Senhor me ungiu” (Is 61,1). Ele é minha força; deixo-me conduzir por Ele, que me ama e me prepara para ser testemunha.
Que neste dia possa sentir com Claret: “O Espírito do Senhor me enviou” (ib). Sou discípulo missionário. Não tem lugar para o meu protagonismo; meus planos mudaram de lugar. Foi-me dada uma missão, falo em nome de Outro. E de Outra! Não esqueça o curioso detalhe com que Claret modifica, enriquece o texto bíblico: ele se definia como “missionário de Maria”. Também ela deve estimular nosso serviço ao evangelho.

Desde o batismo participamos da missão de Jesus: evangelizar os pobres e curar os seus corações. Vivemos assim? Como posso eu levar esta missão a cabo? É minha entrega de hoje manifestação do grande amor que Deus tem para com este mundo?

Vós, Senhor, primeiro me amais, me buscais, me falais, me perdoais, me enviais. Que eu saiba acolher a voz do vosso Espírito; que eu dê voz sonora ao seu sussurro silencioso; que meu falar vá sempre precedido por sua sugestão. Sede Vós, Senhor, sempre o primeiro.

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial