Claret Contigo – 22 de setembro

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

22 de setembro de 2020

“Antes de comer direi: Senhor, como para ter forças e servir-vos melhor. Antes de deitar: Senhor, durmo para restaurar as forças gastas e servir-vos melhor; faço-o porque Vós assim haveis ordenado. Se estudo, eu o faço para mais conhecer-vos, amar-vos e servir-vos e para mais servir e ajudar meu próximo” (Propósitos do ano 1861; em AEC p. 696).

TUDO DEVE TER SENTIDO

Em Claret tudo tem a forma do missionário. Pouco a pouco Deus o vai configurando e tudo na sua vida adquire sentido para a missão. Hoje nos lembra o sentido de três tarefas diárias muito simples, que, justamente por isso, podemos relegar ao âmbito da inconsciência. Recordo aqui um companheiro que me precedeu na fé e na missão. Seu lema era: “Fazer o bem e fazê-lo bem”. Sem dúvida não faltam pessoas e instituições que fazem o bem e o fazem bem. Mas nunca é demais uma chamada para dignificar quanto temos nas mãos.

Com Claret lhe sugiro hoje parar e perguntar a você mesmo qual é o objetivo pelo qual faz as atividades cotidianas, até as mais insignificantes.

* Pare um pouco antes de comer. Que sentido dou eu ao alimento? Comer, me dirá, é uma necessidade básica, para não adoecer, para continuar vivendo. Claret, no entanto, sugere algo mais; até o comer tem para ele um sentido missionário: poder servir mais e melhor.

* E o descanso? Durante o dia nos cansamos. É preciso repor as forças, relaxar nossos nervos. Mas Claret aponta mais alto: as forças são refeitas para responder melhor à missão, para fortalecer nosso serviço apostólico. É muito mais que um momento prazeroso. Ore brevemente antes de entregar-se ao sono e dê nobreza ao seu descanso.

*Claret nos relembra também o sentido do estudo ou de qualquer outro serviço do dia. O que fazer para que o estudo e o trabalho não acabem sendo uma pesada carga ou o façamos rotineiramente? Você me dirá que o faz como realização, para obter um título ou um salário. Claret também o convida a olhar mais para cima: estudar para conhecer, amar e servir melhor a Deus e ao próximo. Trabalhar para aliviar o serviço de outros. Antes de colocar-se a estudar ou trabalhar faça um breve silêncio e recupere o melhor sentido destas ocupações.

Abençoai, Senhor, este dia. E fazei que, quer comamos, quer trabalhemos ou descansemos, o façamos em vosso nome e possamos servir-vos melhor nos demais.

Tradução: Pe. Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

pcormaria@pcormaria.com Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial