Claret Contigo – 18 de setembro

Todos os dias uma meditação sobre as Palavras do nosso Padre Fundador

18 de setembro de 2020

“Convém muito aproveitar a ocasião para fazer missões, já que o Senhor nos concede estas tréguas, que não sei se durarão muito; somente lhe direi que do estrangeiro se procuram pretextos para brigar; acontece o mesmo que na fábula do cordeiro e do lobo” (Carta ao Pe. José Xifré, 4 agosto de 1866, em EC II, p. 1036).

APROVEITAR O MOMENTO

O zelo apostólico de Claret o fazia aproveitar qualquer momento, por breve que fosse, para pregar, aconselhar, escrever…. É a “pressa” evangélica de quem se sente inflamado pelo amor a Deus e aos irmãos. Há quem encontre sempre desculpas para não comprometer-se ou para atrasar sua entrega. Já havia dito o filósofo grego Platão: “Não há nunca vento favorável para quem não quer navegar”.

Mas Claret é dos que querem navegar sempre, aproveitando a mais fraca brisa que possa mover a vela. Em agosto de 1857, quase recém-chegado a Madri, escrevia a um amigo: “eu vejo chegar uma grande e horrorosa tempestade, que chegará antes de um ano. Eu vou aproveitando todas as ocasiões; você já deve ter visto as disposições que publicadas, por insistência minha, contra a blasfêmia, impureza, etc.” (EC II, p. 1396).

Hoje nos encontramos às vezes com cristãos, leigos, religiosos ou sacerdotes, que desistem de seus compromissos apostólicos porque: “… Não vale a pena…, a sociedade está demasiadamente secularizada… Somos muito poucos. Faltam-nos vocações. Tenho que cuidar de minha saúde. Falta-me preparação. Não sei como responder… Enfim, não serve para nada, é tempo perdido…”. E, efetivamente, se perde o tempo precioso. Realmente, o que existe é falta de zelo apostólico, de paixão missionária…

Sou capaz de arriscar minha vida pelo bem de outros? Vivo-a como um dom que Deus me deu para os irmãos? Não será que me deixo levar pela preguiça, porque há outras coisas que me impedem dar tudo o que eu poderia dar?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

pcormaria@pcormaria.com Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial