Claret Contigo – 17 de outubro

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

17 de outubro de 2020

“A santidade supõe duas coisas: limpeza de pecado e eminência na virtude. A fim de adquiri-la deve tomar por modelo Jesus Cristo, primeiro sacerdote e pontífice, meditando sobre sua vida e procurando tê-lo sempre presente nos pensamentos, nos sentimentos, nas palavras, nas obras e no padecer por seu amor” (Avisos a um sacerdote que acaba de fazer os exercícios de Santo Inácio. Vic 1844; p. 4).

CONFIGURADOS COM JESUS

Sábio comentário o de Claret. Podia ser de outro modo?

Com o passar dos anos fui descobrindo que muitas vezes não sei o que se deve fazer em uma determinada situação. Mas em quase todas estas encruzilhadas, inclusive nas mais complicadas, tenho muito claro que há uma série de ações e atitudes que são inadmissíveis. O que parece um beco sem saída começa a ter alguma solução: pelo menos sabemos que passos não devemos dar e que devemos evitar sempre; temos claro o que seria contraproducente.

Claret começa apontando o mínimo: a santidade é limpeza de pecado. Mas também, nos fala em sentido positivo, eminência da virtude. Há alguns dias me impressionava como um sacerdote insistia em sua homilia: “o problema não é o mal que fazemos, que fazemos bastante pouco, mas a quantidade de bem que deixamos de fazer”.

Não basta não manchar-se, só faltava! O importante é que a brancura brilhe. Também não se trata de evitar que nossa vida se manche, e que para isto fiquemos parados; não podemos contemplar tranquilos que o mundo arda diante de nós sem que nós mesmos movamos um dedo. Acho que os comentários de Jesus sobre quem guardava com muito medo seus talentos tem algo a ver com isto: viver e amar implica arriscar-se.

Se Claret tivesse vivido no século XXI e se tivesse alimentado da sua vida eclesial, nos convidaria a invocar constantemente o Espírito; somente Ele pode contagiar-nos com o sentir, o querer e o pensar de Jesus. Não deixemos de fazê-lo; Ele nos indicará o caminho para a eminência na virtude.

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

pcormaria@pcormaria.com Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial