Claret Contigo – 16 de setembro

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

16 de setembro de 2020

“Diante da degradante embriaguez dos prazeres da carne e do sangue Jesus colocou o delicioso banquete da sua carne e do seu sangue no Santíssimo Sacramento, que nos eleva até o manancial da vida divina” (Carta Ascética… ao presidente de um dos coros da Academia de São Miguel. Barcelona, 1862, p.26).

NA CANTINA INTERIOR…

Quais são os ideais de grande parte da nossa sociedade: de homens e mulheres, e, sobretudo, de jovens? Costumamos contar três: saúde, dinheiro e prazer. O que está em voga é o egoísmo. Buscar não o bom, o verdadeiro ou o belo, mas o que imediatamente agrada aos sentidos, o que provoca o bem-estar físico, embora traga remorso e mal-estar. Infelizmente, há pessoas e grupos que saltam por cima de todo tipo de moral, natural e sobrenatural; gente que violenta, que mente para conseguir o que quer, que aproveita do fraco, que passa por cima dos outros para garantir a crista da onda.

Não é este o caminho da consciência cristã, nem o que realmente conduz à felicidade. A direção correta é precisamente a contrária. A trilogia do crente honesto é: saúde espiritual, pobreza evangélica, amor gratuito a Deus e ao irmãos.

Se em lugar da embriaguez do prazer irracional e passageiro você escolher o caminho da abnegação e da cruz, chegará, cheio de alegria, ao banquete da carne e do sangue de Jesus Eucaristia, “que nos leva até o manancial da vida divina”, como diz Claret.

Se você for um cristão convencido, praticante e fiel, talvez lhe falte ainda o complemento do ‘fervor’, da chama ou da brasa, que poderá fazê-lo arder em caridade e abrasar por onde passe. Procure este fogo divino, que o inflame no novo ardor, na comunhão frequente e no aconchego do Senhor da glória diante do sacrário, em uma comunhão íntima com Aquele que “veio trazer fogo sobre a terra” (Lc 12,49), Aquele que nos ama e se serve de seus amigos para continuar sua missão redentora e santificadora neste mundo.

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial