Claret Contigo – 09 de julho

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

09 de julho de 2020

“Ó meu Deus, quão bom tendes sido para comigo! De que meios tão estranhos vos servistes para arrancar-me do mundo! De que manjar tão particular usastes para desmamar-me da Babilônia!” (Aut 76).

OS CAMINHOS DE DEUS

Na espiritualidade católica do século XIX se acentuava muito a confiança na providência de Deus e se aspirava a viver sempre na presença de Deus cumprindo sua vontade. Tudo o que acontecia era vontade de Deus; o povo estava ainda longe de uma ‘sadia secularidade’ admitida prudentemente pelo Vaticano II.
Claret viveu esta espiritualidade como homem do seu tempo e em todas as etapas da sua vida se esforçou em manter viva a presença de Deus e em cumprir sua vontade. Claret contava com Deus para tudo e agradecia seus dons e também as perseguições e calúnias que teve que sofrer.
Em tudo isso há uma mensagem oportuna para nossos dias, porque os progressos das ciências e da tecnologia, a autonomia das chamadas ‘causas segundas’ e o lógico processo de laicidade da vida, assim como o sistema neoliberal consumista vigente, nos levam a não contar com Deus para nada.
Mas não devemos voltar à espiritualidade do século XIX. Em nosso século XXI o referente de toda espiritualidade cristã é Jesus com seu Evangelho de vida digna e justa, filial e fraterna para todos. Uma espiritualidade de superação das injustiças e das crises e sofrimentos que não são vontade de Deus, mas consequência do egoísmo, da avareza e da injustiça humana.

Deus se humanizou em Jesus para criar um mundo de melhores relações entre as pessoas, entre os povos e com a mesma natureza. E para criar este mundo, o Deus de Jesus conta conosco, é responsabilidade nossa. Ele nos ama e precisa de nós.

Contamos nós com Deus? Conhecemos e assumimos seu projeto de vida?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

Sobre o autor

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial