Claret Contigo – 08 de março

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

08 de março de 2020

“Em muitas partes da Santa Bíblia eu sentia a voz do Senhor que me chamava para que saísse a pregar. Na oração acontecia o mesmo. Tanto que tomei a decisão de deixar o serviço paroquial e ir a Roma e apresentar-me à Congregação de “Propaganda Fide” (Evangelização dos povos) para que me mandasse a qualquer parte do mundo” (Aut 120).

A PALAVRA E A ORAÇÃO LANÇAM O MISSIONÁRIO

Importante confidência de Claret. Depois de ser ordenado sacerdote na diocese de Vic, ficou encarregado da Paróquia de Santa Maria de Sallent, sua cidade natal. E ali, em sua leitura da Bíblia e na oração, sentiu o chamado crescente de Deus a “ir mais longe”, a ser missionário do Evangelho mais além dos limites e ataduras da sua pequena Paróquia e ainda na sua terra. E decidiu ir a Roma para que o enviassem a um país de missão, onde Jesus não fosse ainda conhecido.
Entre idas e vindas, Claret tardaria quase dois anos a dedicar-se plenamente ao seu ideal missionário. Começou na Catalunha quando havia 33 anos e depois recebeu de Roma o título de “Missionário Apostólico”. No futuro receberia muito mais títulos, mas todos contra sua vontade; o seu era só ser “Missionário Apostólico”. Sua vida inteira confirmaria, às vezes contra o vento e a maré, esta vocação sua na Igreja e no mundo. Quando recebeu a nomeação de Arcebispo, não aceitou, entre outras razões porque tal cargo o vincularia a um lugar muito concreto, quando, segundo suas palavras ao Núncio, “meu espírito é para todo o mundo” (EC I, p. 305).
A quem procura conhecer e viver sua própria vocação, colocando seus dons pessoais a serviço do bem comum, Deus abençoa porque colabora com sua vontade de amor. É o que ensina Jesus na parábola dos talentos, mostrando que são elogiados e premiados os que fazem frutificar seus dons. Claret sabia disso. Por isso, é fácil imaginar o diálogo de Claret com você (leitor ou leitora) perguntando-lhe, depois de contar-lhe como descobriu ele sua vocação pessoal e decidiu a segui-la.

Você já descobriu sua vocação na Igreja? Se descobriu, siga-a. Se ainda não descobriu, procure-a.

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial