Claret Contigo – 07 de agosto

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

07 de agosto de 2020

Maria “é lua cheia que ilumina os pecadores na noite do pedado, para que não caiam no inferno. É aurora para os recém-convertidos, pois, com seu auxílio vão se distanciando das trevas do pecado e das suas ocasiões e vão crescendo de virtude em virtude como a luz da madrugada. É Maria sol para os perfeitos a quem ilumina com sua especial graça e os afervoriza com sua ardentíssima caridade” (Regras dos Clérigos Seculares que vivem em comunidade. Barcelona, 1864, p. 3).

PRESENÇA DE MARIA NA VIDA CRISTÃ

Maria soube muito bem o que era viver somente da fé, confiando em uma promessa. Seu Filho Jesus não teve uma vida extraordinária: viveu com ela uns 30 anos, não se casou, nem lhe deu netos. Depois abandonou Nazaré e foi de povoado em povoado anunciando o Reino de Deus. Jesus não tinha casa própria nem trabalho fixo. Maria não entendia nada… Onde estavam as promessas da Anunciação? E, depois, recordando as palavras do Anjo, o que experimentaria ela ao ver seu filho morrendo na cruz? Que dor e solidão sentiria!

Como mulher crente, confiava, em meio às incertezas e à dor. Continuava dizendo a Deus “faça-se”. E, como mãe, guardava em seu coração cada fragmento da vida de Jesus, cada uma das suas palavras. E tudo se fez luz com a Ressurreição. Desde a Anunciação até a Páscoa a vida de Maria foi entrega e abandono total em Deus, com alegre esperança, com valentia e compromisso. Por isso é chamada “lua cheia”, “aurora”, “sol”.

Quando nos sentimos perdidos, sozinhos, temerosos, quando nos invade o medo de tal maneira que não nos deixa ver nada mais, quando a insegurança e a dúvida se apoderam de nós, então é quando a presença de nossa Mãe nos reconforta.

Maria vem com sua luz para que vejamos com maior clareza, para dar colorido à nossa vida, para que saibamos assumir com serenidade qualquer situação ou problema. Ela sabe o que é esperança, ela tem coração de mãe e se comove ao ver-nos sofrer e também se alegra com nossas alegrias. Somente nos pede uma coisa: “Fazei o que Ele vos disser”.

Invoco Maria em momentos de dificuldade? Que atitude de Maria me ajuda a viver melhor minha própria experiência de fé?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial