Oração do dia 12/08

Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação, e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Ofício das Leituras – Liturgia das horas

Segunda Leitura
Do Tratado Contra as heresias, de Santo Irineu, bispo

(Lib. 4,17,4-6:SCh 100,590-594) (Séc.II)

Quero a misericórdia e não o sacrifício

Deus não queria dos Israelitas sacrifícios e holocaustos, mas fé, obediência, justiça, em vista da
salvação. Manifestando a sua vontade, pelo profeta Oséias Deus lhes dizia: Quero a
misericórdia mais que o sacrifício, e o conhecimento de Deus acima dos holocaustos (Os 6,6).
Também nosso Senhor advertia-os sobre o mesmo, ao dizer: Se soubésseis o que significa
‘Quero a misericórdia e não o sacrifício, nunca condenaríeis inocentes’ (Mt 12,7). Dava
testemunho de que os profetas proclamavam a verdade, e lhes censurava a insensatez da culpa.

Prescrevendo a seus discípulos oferecer a Deus primícias vindas de suas criaturas, não por delas
precisar, mas para que não fossem eles estéreis nem ingratos, tomou dentre as criaturas o pão,
deu graças e disse: Isto é o meu corpo. O mesmo com o cálice, também criatura como nós,
declarou ser seu sangue e indicou a nova oblação da nova Aliança (cf. Mt 26,28). Recebendo-a
dos apóstolos, a Igreja em todo o mundo a oferece a Deus, àquele que nos concede o alimento,
primícias de seus dons no Novo Testamento. Sobre ela, Malaquias, um dos doze profetas, assim
se exprimiu: Minha benevolência não está em vós, diz o Senhor onipotente, e não aceitarei
sacrifícios de vossas mãos. Porque do nascente ao poente meu nome será glorificado entre as
nações, em todo lugar haverá incenso oferecido a meu nome e um sacrifício puro. Porque
grande entre os povos é meu nome, diz o Senhor onipotente (Ml 1,10-11). Com toda a evidência
dá a entender que o primeiro povo cessará de oferecer a Deus. Mas que em todo lugar se lhe
oferecerá um sacrifício que será puro, e todas as nações glorificarão seu nome.

Que nome é este, glorificado pelas nações? Haverá outro que não o de nosso Senhor, por quem
o Pai é glorificado e glorificado o homem? E sendo do seu Filho por ele feito homem, chama-o
seu. É como se um rei pintasse a imagem de seu Filho. Com razão diria ser sua de duas
maneiras: é de seu filho e ele próprio a faz. Assim o nome de Jesus Cristo, glorificado na Igreja
por todo o universo, o Pai declara ser o seu, porque é de seu Filho e por ter sido ele próprio a
gravá-lo e a dá-lo para a salvação dos homens.

Já que o nome do Filho é próprio do Pai e a Igreja faz a oblação ao Pai onipotente por Jesus
Cristo, diz-se com razão nos dois sentidos: E em todo lugar se oferecerá incenso a meu nome e
sacrifício puro. O incenso, João no Apocalipse diz serem as orações dos santos (Ap 5,8).

Fonte: Liturgia das Horas.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.